Descubra os vinhos deste produtor
Vinhos Domaine Gayrard
Região Sud - Ouest

Domaine Gayrard

Pierre Gayrard

Pierre Gayrard: “Em 2013, ao fim de 13 anos a aprender a fazer vinho, chegou a minha vez de continuar a tradição familiar numa bela quinta com cinco séculos de produção vinícola, tomando conta de todas as atividades após o meu pai se reformar. A minha paixão pelo vinho e pelas vinhas não pára de crescer, e tenho a agradecer aos meus antepassados a grande oportunidade que me deram de apreciar a aventura desta magnífica terra.”

Domaine Gayrard 1
Domaine Gayrard 4
O sudoeste de França (Sud Ouest) é uma região vinícola franqueada à esquerda por Bordéus e à direita pela Languedoc, sofrendo por isso a justaposição de influências climáticas atlânticas e mediterrânicas. A sub-região de Gaillac, um planalto calcário atravessado pelo rio Tarn, fica situada a 60 quilómetros a nordeste da cidade de Toulouse, e é aí que se encontra localizada uma propriedade com cinco séculos de História, o Domaine Gayrard.

 

Há pelo menos cerca de 2000 anos que o vinho é feito em Gaillac. Por volta de 1950, Maurice Gayrard, que tinha nas suas mãos os destinos da propriedade familiar, tornou se num dos pioneiros da região a engarrafar o vinho por si elaborado. Porém, na década de oitenta do século passado, devido a uma forte crise vitivinícola nesta região, o Domaine Gayrard, com o intuito de poder usufruir dos apoios governamentais para o sector agrícola, tomou a decisão de abandonar a produção de vinho e de direcionar a atividade agrícola para a produção de cereais.

Foi já no presente século que o bisneto de Maurice, Pierre, e a sua esposa, Laure, decidiram retomar a produção de vinho. Para tal, reconverteram a vinha que ainda existia e em outros lugares plantaram variedades que definem a herança ampelográfica de Gaillac, tais como mauzac, braucol, duras, fer servadou, loin de l’oeil, com o propósito de fazer vinho que verdadeiramente refletisse o espírito da sua terra. A fim de alcançar esse objetivo abraçaram práticas agrícolas artesanais e sustentáveis, tendo de seguida obtido quer a certificação orgânica, em 2016, quer a certificação biodinâmica, em 2019. As vinhas mantêm-se, assim, num equilíbrio ambiental entre terra, fauna e flora.

 

Na adega, o trabalho é feito seguindo as mais elementares regras da gravidade, com o intuito de preservar a qualidade das uvas até ao momento de serem prensadas e se iniciarem as fermentações, que são despoletadas precisamente pela ação das leveduras que se encontram nas uvas. Pierre e Laure vinificam cada parcela separadamente, para poderem aferir com maior acuidade as características de cada uma delas. Quase todos os seus vinhos são monovarietais. Os materiais usados para as fermentações e para os estágios são o cimento, o inox e a madeira. O grande objetivo é a promoção da biodiversidade da sua propriedade, que está listada como Património Mundial da UNESCO.

Domaine Gayrard 7
Domaine Gayrard 3

Especificações
Domaine Gayrard

Nome da propriedade: Domaine Gayrard
País: França
Região: Sud Ouest
Área da vinha: 25 hectares
Viticultura: Biodinâmica (certificada Demeter desde 2019).
Terroir: Influências climatéricas quer atlânticas quer mediterrânicas. Solos calcário e argilo-calcários.
Castas: Mauzac, braucol, duras, fer servadou, loin de l’oeil, syrah, ondenc, prunelart, gamay.
Produtor: Pierre e Laure Gayrard