Vinhos Gian Luca Colombo
Gian Luca Colombo
Segni di Langa
Gian Luca Colombo: “Decidi tornar-me produtor de vinho no seguimento da minha experiência como consultor de vinho. Sempre adorei os vinhos dos meus clientes, devotando-lhes uma imensa paixão, e então a minha ambição de produzir vinhos fez com que iniciasse o meu trabalho como produtor sem compromissos. É certo que o vinho é a minha prioridade, mas o meu sonho é viver numa terra na qual vinho, animais e outras culturas estejam completamente concatenadas”.
Em 2011 conseguiu obter 0.3 hectares de vinhedo na sua terra natal, em Langhe, e fundar a vinícola Segni di Langhe. Começou a prodzir vinhos na sua própria adega em 2014, e dois anos mais tarde lançou o seu Barolo. Os seus vinhos são o reflexo de uma interpretação pessoal, ou seja, não estão condicionados pela obrigação de dar continuidade à forma de elaborar vinhos de acordo com as gerações precedentes. Relativamente à tão famosa discussão entre a forma tradicional versus moderna de produzir vinhos tão exacerbada hoje em dia na região de Barolo, Gian Luca Colombo estabeleceu desde logo o seu objectivo.
Incentivado por estas ideias, Gian Luca viu o seu primeiro vinho, um pinot nero, ser galardoado com o prémio “Top Pinot Noir de Itália”, e depois de iniciar o seu percurso na produção de vinhos baseados na casta nebbiolo foi galardoado, em 2014, com o prestigiado prémio Gambelli para o “Jovem produtor do ano”. Desde 2017 que os seus vinhos são rotulados, não só com o seu nome, mas também com a sua impressão digital. A assinatura pessoal representa o agricultor, a impressão digital enfatiza a fidelidade ao terroir, a vontade de não interferir na feitura do vinho, desde o cultivo da uva até ao engarrafamento. Ou seja, Gian Luca visa proporcionar uma emoção autêntica a quem bebe o seu vinho, que não é filtrado nem clarificado. Como ele diz, “uma boa garrafa é uma garrafa vazia!”, porque sendo assim o conteúdo da garrafa encheu de emoção a pessoa que teve a felicidade de a abrir.
Especificações
Gian Luca Colombo
País: Itália
Região: Piemonte
Área da vinha: 5 hectares
Viticultura: Biodinâmica
Terroir: Solos de marga azul-acinzentada, solos de areia, solos calcários
Castas: Verduno Pelaverga, Nebbiolo, Pinot Nero, Barbera, Dolcetto
Produtor: Gian Luca Colombo