Vinhos Bodega La Senda
Bodega La Senda
Diego Losada
Diego Losada: “ Gosto da criatividade e elaborar vinho é exatamente isso….é um processo criativo!”
É nesta região mineira que Diego Losada viu a luz do dia, em 1984, mas já numa altura em que esta região sofria uma forte contração económica devido ao encerramento total da indústria do carvão. Indeciso sobre que tipo de estudos deveria efetuar, o jovem Losada decide cursar Química, mas não terminou a licenciatura, porque acabou por aceitar um emprego numa adega local que lhe viria a mudar o seu percurso de vida. E foi então que os seus conhecimentos de Química se revelaram essenciais para a sua filosofia do vinho.
“Qual o sentido de se adicionarem, por exemplo, leveduras industriais às uvas, se a própria natureza já dota cada bago de uva com leveduras indígenas?” Foi esta e outras questões similares que permitiram a Diego perceber que os mecanismos da química natural que a mãe natureza sempre consolidou não necessitavam de ser substituídos por técnicas inventadas pelo homem. Ou seja, a ciência deu-lhe a possibilidade de entender que uma prática não intervencionista na elaboração do vinho não só era possível, como absolutamente lógica.
Em conversa com Diego percebe-se que o maior desafio que enfrenta não é a compreensão da composição geológica dos solos e do comportamento das castas. Na verdade, o seu maior desafio são as alterações climáticas, uma vez que o comportamento climático desta região se alterou drasticamente, tornando incerto e imprevisível o que há bem poucos anos era certo e previsível. A compreensão das reações das castas a estas mudanças de temperatura e de humidade tem sido a sua maior batalha.
Na sua micro-adega, situada na cidade de Ponferrada, Diego opta, tal como nas vinhas, por não interferir com os processos químicos naturais. Usa cimento, barris de carvalho e de castanheiro usados e foudres. O que não gosta de usar é aço inoxidável, porque o considera um material não poroso, que não permite que o vinho “respire”. Aditivos químicos, como por exemplo o dióxido de enxofre, não são usados nos seus vinhos. Os equipamentos que utiliza são os mais rudimentares possíveis. Como expressa de uma forma espontânea e bem-humorada: ”controlo de temperaturas na fermentação? Não tenho nenhum equipamento de frio. Se preciso de arrefecer a temperatura da adega, basta-me abrir a porta e deixar que entre o vento que sopra das montanhas!”
Especificações
Bodega La Senda
País: Espanha
Região: Bierzo
Área da vinha: 5 hectares
Viticultura: Orgânica (não certificada)
Terroir: Vinhas situada entre os 550 – 650 metros de altura e entre os 60 e +100 anos de idade. Solos compostos de argila, calcário, ardósia e compostos de ferro e quartzo.
Castas: Mencia, Trousseau, Gran Negra, Garnacha Tintorera (Alicante Bouschet), Godello, Doña Blanca, Palomino, Malvasia, e uma casta branca que Diego ainda não conseguiu identificar (Trousseau branca?)
Produtor: Diego Losada