Descubra os vinhos deste produtor
Vinhos Julien Peyras
Região Languedoc

Julien Peyras

Julien Peyras

Julien Peyras: “Para mim, o vinho é, acima de tudo, uma paixão! Adoro a natureza, respeito-a… e desta paixão surgiu o desejo de fazer vinho. Fazer vinho natural é a realização dos meus sonhos”

Peyras3
Peyras4
Neto e filho de viticultores que vendiam as uvas para a cooperativa local, a infância e a juventude de Julien Peyras desenrolou-se em contacto próximo com as vinhas. Foi ainda bastante jovem que Julien, de forma descomprometida e artesanal, produziu os primeiros vinhos para os seus amigos mais próximos. A reacção positiva que recebeu destas experiências vinícolas alimentou o desejo de se tornar produtor de vinho, e desta forma a aventura a sério começou em 2007.
A vontade de elaborar vinho alicerçou-se numa outra convicção profunda, a do respeito pela natureza, pelos ecossistemas, pelos ciclos que envolvem a biosfera. Assim, Julien desenvolveu uma forma minimalista de intervir na vinha e na adega, e o apego a esta filosofia, bem como a oposição a qualquer tipo de intervenção química, fez com que mais tarde abraçasse o movimento Vins S.A.I.N.S.

 

É na vinha que Julien passa a maior parte do tempo, acompanhando as estações do ano e os desafios que nela se desenrolam. Usa tisanas e outros métodos biodinâmicos para fertilizar a terra, e presta especial atenção ao clima, aos ciclos lunares e ao crescimento da vegetação. Os sentidos são a sua ferramenta diária – observar, cheirar, sentir o ambiente que o circunscreve nas suas terras, responder aos desafios das variações do clima, tudo isto é uma constante na actividade deste produtor. Na adega procura ser o mais puro possível, ou seja, produzir sumo de uva fermentado sem adicionar ou retirar seja o que for. E é assim que se propõe produzir vinhos saudáveis.

Peyras1
Peyras2

Especificações
Julien Peyras

Nome da propriedade: Domaine Julien Peyras
País: França
Região: Languedoc
Área da vinha: 8 hectares
Viticultura: Vins S.A.I.N.S.
Terroir: Vinhas entre os 40 e os 75 anos. Solos vulcânicos de terra negra e argilo‑calcários, bem como terraços vilafranquianos. Clima mediterrânico.
Castas:Cinsault, Grenache, Syrah, Carignan, Clairette, Ugni blanc, Grenache Blanc.
Produtor: Julien Peyras