A VinNatur é uma associação de mais de 180 viticultores, de 9 países diferentes e que foi fundada em 2006 pelo produtor italiano Angiolino Maule, de La Biancara. O objetivo primordial consiste na produção de vinho natural, o que implica a recuperação do ancestral valor da natureza e do trabalho interpretativo desta por parte do homem, uma vez que o vinho natural provém de uma intervenção tecnológica mínima na terra, nas uvas e no próprio vinho, sem o uso de aditivos químicos e manipulações.
Segundo a VinNatur, “o vinho natural é produzido em quantidades baixas e não industriais por um produtor independente. As vinhas têm baixo rendimento por planta e as uvas são saudáveis e livres de agrotóxicos; as terras estão aptas para a produção de uvas que são vindimadas manualmente com especial atenção à integridade dos cachos. As uvas não sofrem nenhum tratamento químico, sem adição de açúcar, enzimas ou aditivos. As fermentações são espontâneas, sem adição de leveduras selecionadas em laboratório, mas apenas de leveduras naturalmente cultivadas na vinha; ajustes de acidez são excluídos, bem como tratamento de micro – oxigenação e osmose reversa.”
Para que este objetivo seja atingido, é necessário que os viticultores defendam a integridade do seu território, respeitando a história, a cultura e a arte que foram transmitidas ao longo do tempo, inspirando-se numa forte ética ecológica. Produzir vinho natural significa respeitar os solos, o meio ambiente, o ciclo natural da vida e eliminar o uso de agentes invasores e tóxicos, primeiro na vinha e depois na adega.
Desta forma a associação VinNatur organiza regularmente convenções e cursos de formação e informação para os seus associados sobre as pesquisas que estão a ser realizadas e, principalmente, sobre técnicas, produção e práticas enológicas, e em simultâneo procedem à divulgação pública sobre os desenvolvimentos das pesquisas que estão a ser realizadas. Promove pesquisas realizadas em colaboração com laboratórios privados e universitários sobre técnicas de vinificação, sobre a fermentação espontânea e todos os processos de envelhecimento e conservação do vinho. A associação incentiva e fomenta a experimentação de abordagens agrícolas inovadoras cujo objetivo é eliminar o uso de cobre e enxofre para restabelecer o equilíbrio natural do solo.
E foi relativamente ao estudo do solo que em 2014 a VinNatur desenvolveu o projeto “Fertilità Biologica dei Terreni” (A fertilidade do solo). Sobre este ponto Angiolino Maule, viticultor e presidente fundador da VinNatur, afirma: “A decisão de realizar este projeto, exigente tanto em termos de energia como de custos para a nossa associação, foi determinada pela convicção de que não é possível fazer vinho que é saudável e sustentável para a natureza e para o homem sem que haja respeito pelo solo. A terra, o solo, vem antes de tudo! Além disso, a VinNatur sempre estabeleceu um objetivo que procura seguir utilizando diferentes instrumentos como projetos e experimentos científicos, a organização de feiras e mesas redondas anuais e encontros com especialistas e cientistas: difundir a cultura entre nossos produtores associados e aqueles que amam o vinho natural, porque os primeiros o produzem e os segundos o consomem com consciência”.
Vinhos Natwine Aficionados
Veja a nossa seleção de vinhos naturais.